Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino de Química em periódicos nacionais no período de 2017 a 2021. Para tal proposito ressaltamos a importância de inserção da ABP no ensino de Química, destacando que uso de problemas pode ajudar os estudantes a agirem de maneira ativa no processo de ensino e aprendizagem, bem como compreender a importância dos múltiplos conhecimentos da Química para sua formação cidadã. Nesse sentido, a ABP enfatiza a necessidade da ação ativa de professores e estudantes, bem como para a construção e reflexão de problemas reais como caminho para compreensão dos diferentes conceitos químicos que cerca a sociedade. Assim, este estudo compreende-se coma uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico de estado da arte. Para tanto, analisamos cinco periódicos nacionais, quais sejam: Investigação no ensino de Ciências; Revista Brasileira de ensino das Ciências; Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências; Contexto e Educação; e Revista Debates no Ensino de Química, nas edições entre os anos 2017 a 2021. Os resultados apontam uma crescente em estudos acerca da temática da ABP para o ensino de Química, sobretudo voltado para Resolução de Problemas, Situações-problema e Ensino por investigação. Também foi possível identificar que existem pesquisas que investigam acerca das relações sobre problema e exercício no ensino de Química. Além do mais, observou-se que a ABP se insere maiormente como uma estratégia e não como uma metodologia no âmbito da educação básica. Por fim, ainda apresenta poucos estudos atrelados a investigações sobre formação docente, e sua utilização como metodologia no Ensino Médio e Ensino Superior.