A busca por um ensino de qualidade transcende a necessidade de se aperfeiçoar continuamente, sendo assim, as metodologias ativas podem ser uma grande aliada para o avanço da educação. Dessa forma, esse relato de experiência busca apresentar as atividades e reflexões desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Informática, ao longo de dezoito meses. O objetivo do programa é aperfeiçoar a formação prática dos licenciandos, no qual o aluno é inserido na educação básica. Assim sendo, a regência se dividiu em quatro etapas: ambientação, observação, planejamento e regência, em que foram primordiais para compreender como um professor atua além da sala de aula. O programa promoveu uma participação ativa dos residentes no âmbito escolar em que puderam observar as dificuldades enfrentadas na disciplina de Programação Estruturada e Orientada a Objeto, no qual, é uma disciplina com um grande número de evasão, em que, teve um aumento devido está passando por momentos de adaptação, visto que a maior parte foi realizada mediante momento remoto. Assim os residentes puderam exercer as práticas do dia a dia de um professor e se aperfeiçoar com as adversidades no ensino com o uso de metodologias ativas. Desse modo, foi possível aprimorar os saberes docentes.