Hoje em dia, o ensino de química vem sendo apresentado por uma nova perspectiva, dando assim uma melhor compreensão aos estudantes e consequentemente um maior desenvolvimento no seu aprendizado. Desse modo, os docentes buscam melhorar seus recursos pedagógicos com fins de aprimorar suas aulas. Em vista disso, o estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos alunos por meio de uma prática experimental verificativa durante a explanação do conteúdo de Termoquímica. Ele teve um caráter qualitativo e foi realizado com três turmas do 2º ano do Ensino Médio, totalizando 120 alunos de uma escola pública da esfera estadual do município do Crato-CE. Os experimentos através da abordagem de verificação caracterizaram-se em analisar os tipos de reações envolvendo o calor absorvido ou liberado e sobre a entalpia circundada numa reação química, defendida pela Lei de Hess. A prática experimental, foi dividida em dois momentos, a aula expositiva e a execução dos experimentos, após o término da aula prática foi direcionado um questionário para a coleta de dados para avaliarmos como foi à aprendizagem proporcionada durante a experimentação. Obtivemos um resultado satisfatório, pois os discentes conseguiram correlacionar os seus conhecimentos teóricos aos práticos, identificando quais os tipos de reações que estavam acontecendo ao longo dos experimentos. Então, observamos que é de grande valia a utilização da prática experimental verificativa pois irá tirá-los do nível da abstração, fazendo com eles compreendam de forma eficaz os conteúdos ministrados e ainda comprovar o que tem na literatura.