Esta pesquisa em fase inicial e em processo de revisão bibliográfica busca compreender, por meio de entrevistas narrativas, como a singularidade sociocultural do docente interfere na sua relação com suas experiências educacionais e percursos profissionais. Outros objetivos do trabalho são analisar as influências econômicas, sociais e culturais na escolha da carreira docente e em sua realização; identificar elementos da formação acadêmica das professoras que favorecem uma relação positiva ou negativa com a docência e examinar o seu perfil, considerando as influências socioculturais presentes em seus percursos de vida. A noção de professores/as como sujeitos socioculturais destaca a heterogeneidade dessa categoria e as influências micro e macro sociais que interferem na docência. A metodologia utilizada é a abordagem biográfico-narrativa, com realização de entrevistas narrativas com professoras de diferentes segmentos da educação básica, que tenham trajetórias profissionais inspiradoras, trabalham na região metropolitana de Belo Horizonte e que queiram colaborar com suas narrativas. Como justificativa, estamos vivenciando um momento de profundas transformações educacionais, socioculturais e políticas, com consequências não só na profissão, mas na vida pessoal das docentes. Nesse momento de mudanças educacionais, suas narrativas poderão servir de inspiração para futuras professoras, para afirmar seus saberes e experiências e repensar suas identidades. Para fins desta apresentação, traremos os resultados da pesquisa bibliográfica realizada nas publicações da 35º, 36º e 37º reunião nacional da ANPED, usando os seguintes descritores: sujeitos socioculturais; professor da educação básica; condição docente; profissão docente; perfil sociocultural e narrativas de professoras, que serão testados para avaliar se os trabalhos encontrados poderão ou não contribuir para o aprofundamento teórico desta pesquisa.