Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras.