Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90458
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 16595
    "titulo" => "ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)"
    "resumo" => "Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB4100_05122022074834.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina"
    "autor_email" => "souzapsas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90458
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 16595
    "titulo" => "ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)"
    "resumo" => "Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB4100_05122022074834.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina"
    "autor_email" => "souzapsas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.