A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE NEGRES NA MATEMÁTICA (EN²M)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90448 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4090 "inscrito_id" => 14531 "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE NEGRES NA MATEMÁTICA (EN²M)" "resumo" => "De 17 a 19 de novembro de 2021 ocorreu o 1º Encontro Nacional de Negres na Matemática (EN²M). Este evento foi o primeiro a nível nacional a ter como objetivo a divulgação de trabalhos de pessoas negras no âmbito da educação matemática, matemática aplicada, história da matemática e matemática pura. Tal evento se mostra de grande importância dado a necessidade de pensar a presença de pessoas negras nessas áreas, cuja experiência historicamente foi de cerceamento e invisibilização de suas contribuições, assim como os tensionamentos possíveis produzidos nos campos em que essas pesquisas se inserem. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar o conjunto de comunicações que se referem a educação matemática das relações étnico-raciais apresentadas no 1º EN²M. Esse trabalho é de natureza qualitativa e procedemos com uma pesquisa bibliográfica. Foram mapeados cinco trabalhos dentro do recorte estabelecido e realizamos uma análise interpretativa em busca das convergências, importância das pesquisas para a área e suas contribuições para tensionar o campo de pesquisa em que se inserem. Como resultados, pontuamos a importância de tais pesquisas ao trazerem questões envolvendo cidadania, migração, educação financeira, implementação da lei 10.639/2003 nas aulas de matemática e interculturalidade. De modo geral, essas pesquisas veem a educação matemática como plataforma necessária para produção de sentidos em que pessoas negras também sejam protagonistas no processo educacional e social. Portanto, demarcamos a importância da presença de tais comunicações num evento que congregou uma diversidade de áreas científicas ligadas à matemática e à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14531_TB4090_05092022220913.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Washington Reis" "autor_email" => "swashingtonreis@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90448 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4090 "inscrito_id" => 14531 "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE NEGRES NA MATEMÁTICA (EN²M)" "resumo" => "De 17 a 19 de novembro de 2021 ocorreu o 1º Encontro Nacional de Negres na Matemática (EN²M). Este evento foi o primeiro a nível nacional a ter como objetivo a divulgação de trabalhos de pessoas negras no âmbito da educação matemática, matemática aplicada, história da matemática e matemática pura. Tal evento se mostra de grande importância dado a necessidade de pensar a presença de pessoas negras nessas áreas, cuja experiência historicamente foi de cerceamento e invisibilização de suas contribuições, assim como os tensionamentos possíveis produzidos nos campos em que essas pesquisas se inserem. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar o conjunto de comunicações que se referem a educação matemática das relações étnico-raciais apresentadas no 1º EN²M. Esse trabalho é de natureza qualitativa e procedemos com uma pesquisa bibliográfica. Foram mapeados cinco trabalhos dentro do recorte estabelecido e realizamos uma análise interpretativa em busca das convergências, importância das pesquisas para a área e suas contribuições para tensionar o campo de pesquisa em que se inserem. Como resultados, pontuamos a importância de tais pesquisas ao trazerem questões envolvendo cidadania, migração, educação financeira, implementação da lei 10.639/2003 nas aulas de matemática e interculturalidade. De modo geral, essas pesquisas veem a educação matemática como plataforma necessária para produção de sentidos em que pessoas negras também sejam protagonistas no processo educacional e social. Portanto, demarcamos a importância da presença de tais comunicações num evento que congregou uma diversidade de áreas científicas ligadas à matemática e à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14531_TB4090_05092022220913.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Washington Reis" "autor_email" => "swashingtonreis@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }