A educação em Direitos Humanos tem um papel duplamente importante nos países da América Latina. Por um lado, como observa-se na obra O que são Direitos Humanos, de autoria de Dornelles, há a luta pela construção de uma sociedade amplamente democrática, que remonta ao século XX. Por outro, como é destacado no Educar em Direitos Humanos: construir democracia, de Candau e Sacavino, desde o início do século XXI essa luta se dá como meio de reação às políticas neoliberais. Analisando este contexto, podemos afirmar que essas duas perspectivas estão amplamente entrelaçadas. As políticas neoliberais colocam em risco a rede de proteção social que garantem minimamente o acesso das parcelas mais vulneráveis da população a uma vida digna e ao mesmo tempo em que discursos autoritários voltam a fazer parte do cotidiano, colocando a Democracia em risco mais uma vez. Nesse contexto de enfraquecimento das instituições democráticas, aliadas à redução do acesso à direitos é fundamental compreendermos o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a Educação em Direitos Humanos no ambiente escolar. Nessa perspectiva, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o objetivo de compreender como se dá essa relação entre construção e garantia de direitos no ambiente escolar, partindo da nossa realidade cotidiana, a escola. A pesquisa se desenvolve no IFRN, Campus Parelhas, Região do Seridó potiguar. As ações de pesquisa se desenvolvem de forma interligadas com ações de Formação Inicial e Continuada e extensão desenvolvidas no campus no mesmo período. Metodologicamente, partimos de uma revisão bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, realizamos encontros para leitura e reflexão e, por fim, trabalhamos na sistematização das discussões e resultados para divulgação em eventos acadêmicos e publicação em periódicos. E o presente trabalho apresenta algumas das discussões e reflexões geradas como resultado parcial do projeto.