Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM MEIO Á PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas – NEPP/Unicamp, em parceria com um Centro de Educação Infantil (CEI) da Prefeitura de Campinas/SP e com a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, realizada por meio de política intersetorial e interinstitucional, estruturada em três eixos complementares e articulados: Assistência Social, Educação e Saúde. O objetivo geral é compreender em que medida esse trabalho contribuiu para um retorno seguro nas Unidades Educacionais de Educação Infantil na perspectiva da garantia do Direito à Educação e do desenvolvimento integral da criança. A investigação foi realizada em um CEI que integra a Rede Pública de Campinas, localizado em região periférica, que atende a 400 crianças e bebês (de 0 a 5 anos e 11 meses) na Educação Infantil. Este estudo é fruto da união entre a escola pública e a universidade pública, ancorado na cientificidade e no rigor metodológico do trabalho de pesquisa. O método de Estudo de Caso foi o método escolhido para analisar o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do CEI estudado, que foi estruturado visando a adoção de protocolos sanitários e pedagógicos que pudessem oferecer maior segurança às crianças e profissionais e maior confiança da comunidade nesse retorno, de modo a capilarizar informações fundamentadas e científicas, tornando-as mais acessíveis à população. Preliminarmente, pode-se considerar que o trabalho intersetorial (educação e saúde) e interinstitucional (escola pública e universidade) constituiuse como de grande relevância não só no contexto pandêmico, como também numa perspectiva mais ampla, compreendendo o desenvolvimento da criança em sua integralidade nesse microespaço chamado Unidade Educacional, bem como, que o trabalho realizado trouxe de forma acessível, conhecimentos científicos para a comunidade, contribuindo para o estabelecimento de uma relação mais estreita e de confiança neste retorno presencial.

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