A pandemia causada pela COVID-19 ocasionou dúvidas e expectativas sobre as consequências do isolamento social nos mais diversos segmentos e setores da sociedade, inclusive na Educação, afetada pelas medidas de segurança que suspenderam o ensino presencial. Neste contexto, esta pesquisa objetivou investigar o uso e a importância das ferramentas tecnológicas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado nos últimos dois anos, na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, na cidade de São Rafael/RN. Buscou-se entender a relação das tecnologias digitais com o momento atual da educação no Brasil, além de investigar a prática pedagógica sob o uso dessas ferramentas e os desafios encontrados pelos professores durante o ERE. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo acerca de uma pesquisa bibliográfica e a obtenção de dados junto aos professores da escola investigada. Sendo assim, o documento encontra-se estruturado por etapas teóricas, nas quais buscou-se compreender as adversidades atuais sobre a relação entre tecnologia e educação no nosso país, levando em conta o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a prática educativa dos professores durante o processo de ensino remoto emergencial. Os resultados mostram que as TDIC ganham espaço na sociedade, mas ainda não foram inseridas de maneira adequada e plena no ambiente escolar, seja por falta de recursos ou formação continuada dos professores.