Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89137
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2339
    "inscrito_id" => 2344
    "titulo" => "O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2344_TB2339_03112022132344.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR SILVA"
    "autor_email" => "arthur.silva.freitas07@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89137
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2339
    "inscrito_id" => 2344
    "titulo" => "O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2344_TB2339_03112022132344.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR SILVA"
    "autor_email" => "arthur.silva.freitas07@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.