O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de criação e divulgação do Repositório Digital da “Coleção Ensino de Ciências na Escola” que inclui um acervo de catálogos digitais de produtos educacionais (PEs), organizado por temáticas da formação docente e por assuntos das grandes áreas das ciências e biologia. O repositório digital foi criado a fim de facilitar o acesso por licenciandos e professores ao acervo das proposições didáticas elaboradas em Mestrados Profissionais na área do Ensino de Ciências. Como metodologia, o projeto de pesquisa foi desenvolvido em três fases, sendo a primeira constituída por pesquisa bibliográfica para identificação e sistematização dos PEs elaborados em Mestrados Profissionais na área do Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019; a segunda fase consistiu na produção e editoração da coleção de catálogos digitais em formato PDF, pelo aplicativo Canva, e na elaboração do site do repositório digital para hospedar a coleção; a terceira fase foi realizada por meio de oficinas para divulgação do repositório digital na formação inicial e continuada de professores. A partir da análise da avaliação de aceitação e usabilidade do público-alvo em relação ao conteúdo do repositório digital foi possível considerar que o mesmo representa uma importante ferramenta para a melhoria do ensino de ciências e biologia nas escolas e na formação inicial de professores, pois apresenta um rico material com grandes possibilidades para diferentes formas de aplicação, estudo, ressignificação e adaptação nas práticas educativas, além de contribuir para a disseminação das pesquisas acadêmicas na área de Educação em Ciências.