O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório em todos os cursos de licenciatura, sendo uma instrumentalização essencial para a formação docente. Neste sentido, tanto a fase de observação, como as de observação/participação e regência do estágio, possibilitam ao estagiário vivenciar as relações no cotidiano escolar, a partir da perspectiva docente. No caso do curso de licenciatura em Geografia, do Instituto Federal do Pará (IFPA), do campus Belém, o estágio supervisionado é dividido em quatro disciplinas, devendo ser realizado, preferencialmente, de forma gradativa do ensino fundamental até o ensino médio, em escolas públicas. Porém, no contexto de paulatina retomada das atividades presenciais, durante a pandemia, houve uma flexibilização do curso de Licenciatura em Geografia para que a realização do estágio de observação ocorresse no IFPA, pois a maioria das escolas públicas não tinha retornado suas atividades, sendo permitido sua realização também em outras escolas públicas e escolas privadas. Diante disso, este artigo objetivou analisar a percepção dos estagiários de licenciatura em Geografia do IFPA sobre o estágio de observação, em tempos de pandemia. Dessa forma, esta pesquisa é de natureza qualitativa, com os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. A base teórica apoia-se nos seguintes autores que discutem a formação e prática docentes: CAVALCANTI (2021), PASSINI (2011), PICONEZ (2013) e PIMENTA & LIMA (2012). Quanto aos resultados, é possível destacar que a maioria dos estagiários optou por realizar o estágio de observação no IFPA, o que contribuiu para percepções semelhantes referentes aos desafios enfrentados. Por fim, refletiu-se que o estágio de observação foi importante como o pontapé inicial para esses estagiários conhecerem a realidade escolar e da profissão docente, mas que também há uma necessidade maior desses estagiários, nas próximas fases do estágio supervisionado, em vivenciar as diferentes e, por vezes adversas, realidades das escolas públicas.