Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutorado em educação, desenvolvido em uma universidade pública do sul do país, que propõe discutir atividades de formação inicial de professores, nos estágios curriculares supervisionados, desenvolvidas em um ambiente de realidade mista. Fizeram parte dessa pesquisa cinco alunos do curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, durante o segundo semestre de 2019. Os participantes ministraram aulas no laboratório de simulação de realidade mista TLE TeachLivETM, onde simularam práticas docentes para gestão de uma sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental. No ambiente de realidade mista TLE TeachLivETM um dos avatares representava um aluno com comportamento desafiador, desinteresse e dificuldade em relação à Matemática. Os resultados encontrados apontam que o ambiente de simulação de realidade mista foi capaz de proporcionar uma prática de gestão de sala de aula de modo seguro, imersivo, interativo e capaz de complementar as necessidades da formação inicial de professores em cursos de licenciaturas. Os futuros professores foram capazes de resolver os conflitos com o avatar, compreenderam as suas dificuldades em relação à matemática e sua resistência em estar em sala de aula. A utilização desse tipo de recurso colocou os estagiários em contato com uma experiência simulada que, por representar situações do mundo real, ampliou as possibilidades de formação inicial para o exercício da futura profissão.