A motivação para discutir sobre o ensino de Química no contexto da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, a partir da perspectiva docente, surge diante das transformações que o Brasil vivencia nos últimos anos no contexto educacional. Um cenário marcado pela tentativa de integração curricular que, ao que parece, ignora as noções interdisciplinares, e, ao invés de unir, provocam o declínio do currículo com a compactação de disciplinas. No que se refere especialmente ao ensino de Química, a nova BNCC uniu esse campo com as disciplinas de Física e Biologia, seguindo o que já define o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e as qualificou em Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste sentido, objetiva-se analisar os posicionamentos de professores sobre o ensino de Química no contexto da BNCC e da reforma do Novo Ensino Médio, com vistas a compreender os desafios que permeiam a prática docente nesse novo contexto. Tomamos como aporte teórico estudos e pesquisas desenvolvidas que de alguma forma atravessam o nosso tema, além da leitura de documentos normativos balizadores da educação brasileira. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo bibliográfico e documental e de caráter qualitativo. As análises permitem-nos constatar que a compressão curricular representa uma carência na maneira como os conteúdos da disciplina são ministrados, constituindo-se, como um desafio que o professor precisará que enfrentar em sala de aula.