O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS FINS ESPECÍFICOS.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89353 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 9221 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS FINS ESPECÍFICOS." "resumo" => "A disciplina denominada Inglês para Fins Específicos ministrada nos cursos do IFRJ, campus Rio de Janeiro, tem por base teórica a abordagem LinFE (ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos), cujos referenciais teóricos regem as práticas docentes. A abordagem se apoia em três bases, mais especificamente: necessidades, desejos e lacunas linguísticas. Para tal, o curso parte de um instrumento de análise de necessidades aplicado aos alunos no início de cada um dos cursos da instituição. De posse destas informações, a equipe docente define o estilo das aulas com base em três pontos: (a) nas respostas ao documento, (b) pesquisa de mercado que indica o que se espera do futuro técnico e (c) resultado do teste de nivelamento linguístico da turma. Dessa forma, o professor desempenha funções diferentes das habituais, tais como seleção, análise e produção de materiais, definição de objetivos por turma, desenho de curso, etc. Por sua vez, o aluno participa ativamente em diversos momentos do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o tema do estudo é a avaliação, junto aos egressos do IFRJ, dos pontos mais e menos relevantes no curso de inglês dentro do instituto com o objetivo de tornar a aprendizagem da língua mais eficiente, eficaz e significativa para os alunos que ainda estão no curso. O estudo foi desenvolvido por meio de um projeto de pesquisa sob minha responsabilidade junto ao IFRJ. A pesquisa foi de caráter qualitativo e fez uso de questionários - via Google Forms. As informações obtidas foram analisadas a partir de afinidade e recorrência. Os resultados apontam para módulos considerados essenciais e sugestão de novas atividades a serão incluídas. Conclui-se que a pesquisa irá contribuir para a melhora das aulas de inglês para fins específicos, uma vez que enfatizará os pontos mais pertinentes apontados pelos egressos e incluirá os que eles trazem como sugestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9221_TB2620_08082022143718.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "elza maria duarte alvaren" "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89353 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 9221 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS FINS ESPECÍFICOS." "resumo" => "A disciplina denominada Inglês para Fins Específicos ministrada nos cursos do IFRJ, campus Rio de Janeiro, tem por base teórica a abordagem LinFE (ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos), cujos referenciais teóricos regem as práticas docentes. A abordagem se apoia em três bases, mais especificamente: necessidades, desejos e lacunas linguísticas. Para tal, o curso parte de um instrumento de análise de necessidades aplicado aos alunos no início de cada um dos cursos da instituição. De posse destas informações, a equipe docente define o estilo das aulas com base em três pontos: (a) nas respostas ao documento, (b) pesquisa de mercado que indica o que se espera do futuro técnico e (c) resultado do teste de nivelamento linguístico da turma. Dessa forma, o professor desempenha funções diferentes das habituais, tais como seleção, análise e produção de materiais, definição de objetivos por turma, desenho de curso, etc. Por sua vez, o aluno participa ativamente em diversos momentos do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o tema do estudo é a avaliação, junto aos egressos do IFRJ, dos pontos mais e menos relevantes no curso de inglês dentro do instituto com o objetivo de tornar a aprendizagem da língua mais eficiente, eficaz e significativa para os alunos que ainda estão no curso. O estudo foi desenvolvido por meio de um projeto de pesquisa sob minha responsabilidade junto ao IFRJ. A pesquisa foi de caráter qualitativo e fez uso de questionários - via Google Forms. As informações obtidas foram analisadas a partir de afinidade e recorrência. Os resultados apontam para módulos considerados essenciais e sugestão de novas atividades a serão incluídas. Conclui-se que a pesquisa irá contribuir para a melhora das aulas de inglês para fins específicos, uma vez que enfatizará os pontos mais pertinentes apontados pelos egressos e incluirá os que eles trazem como sugestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9221_TB2620_08082022143718.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "elza maria duarte alvaren" "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }