ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19 PELO ALUNO SURDO EM MOSSORÓ-RN
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89942 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 15421 "titulo" => "ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19 PELO ALUNO SURDO EM MOSSORÓ-RN" "resumo" => "RESUMO Com o isolamento social, a paralisação dos serviços comerciais e a implantação das aulas remotas, sentiu-se a necessidade de analisar como está sendo a acessibilidade à informação sobre o novo coronavírus em meio a uma pandemia, em Mossoró-RN. Considerando isto, este trabalho teve como objetivo geral analisar a acessibilidade à informação sobre a pandemia da COVID-19, pelo aluno Surdo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da mencionada cidade. Foi feita uma pesquisa qualitativa, assim como descritiva, com dois sujeitos Surdos, estudantes da EJA. Com o intuito de garantir a autonomia da pessoa com deficiência, a Lei nº 10.098/00, conhecida com a Lei da Acessibilidade, foi grande aliada no sentido da construção de normativas sobre a acessibilidade. O Decreto nº 5296/04 regulamenta essa lei, e traz mais avanços dentro da legislação federal quando trata dos sistemas do meio de comunicação e informação. A pesquisa identificou, nas falas dos alunos Surdos, pontos relevantes de reflexão sobre o seu direito linguístico, bem como sobre a necessidade de ser intensificada a acessibilidade à informação quanto à COVID-19. Concluiu-se que o novo coronavírus trouxe impactos sociais, culturais e políticos. Sendo que, na área da educação, especificamente de jovens e adultos, com a suspensão das aulas presenciais, os alunos Surdos sofreram, mais uma vez, com as barreiras comunicacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15421_TB3309_29112022202441.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZILENE MELO DE ANDRADE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOZILENE" "autor_email" => "kefasleninha@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89942 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 15421 "titulo" => "ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19 PELO ALUNO SURDO EM MOSSORÓ-RN" "resumo" => "RESUMO Com o isolamento social, a paralisação dos serviços comerciais e a implantação das aulas remotas, sentiu-se a necessidade de analisar como está sendo a acessibilidade à informação sobre o novo coronavírus em meio a uma pandemia, em Mossoró-RN. Considerando isto, este trabalho teve como objetivo geral analisar a acessibilidade à informação sobre a pandemia da COVID-19, pelo aluno Surdo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da mencionada cidade. Foi feita uma pesquisa qualitativa, assim como descritiva, com dois sujeitos Surdos, estudantes da EJA. Com o intuito de garantir a autonomia da pessoa com deficiência, a Lei nº 10.098/00, conhecida com a Lei da Acessibilidade, foi grande aliada no sentido da construção de normativas sobre a acessibilidade. O Decreto nº 5296/04 regulamenta essa lei, e traz mais avanços dentro da legislação federal quando trata dos sistemas do meio de comunicação e informação. A pesquisa identificou, nas falas dos alunos Surdos, pontos relevantes de reflexão sobre o seu direito linguístico, bem como sobre a necessidade de ser intensificada a acessibilidade à informação quanto à COVID-19. Concluiu-se que o novo coronavírus trouxe impactos sociais, culturais e políticos. Sendo que, na área da educação, especificamente de jovens e adultos, com a suspensão das aulas presenciais, os alunos Surdos sofreram, mais uma vez, com as barreiras comunicacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15421_TB3309_29112022202441.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZILENE MELO DE ANDRADE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOZILENE" "autor_email" => "kefasleninha@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }