Este artigo resulta da pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar as possíveis contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação on-line. As análises foram realizadas tendo como balizador e lente de percepção da realidade o enfoque histórico-cultural. Concluímos que: (1) embora Vigotski não tenha vislumbrado o avanço tecnológico atual, seus pressupostos se adotados no âmbito da educação on-line, muito contribuem com essa modalidade de ensino e aprendizagem, a partir do uso consciente das tecnologias de informação e comunicação. Em outros termos, na educação on-line, por meio das tecnologias de informação e comunicação, é possível ao professor, embasado na Teoria Histórico-Cultural, promover possibilidades de aprendizado e desenvolvimento cognitivo de seus alunos; (2) embora as tecnologias de informação e comunicação sejam instrumentos imprescindíveis no contexto da educação on-line, não são autossuficientes e não substituem o professor, ao contrário, exigem a supervisão de um educador crítico, consciente, formado, capacitado, dedicado e comprometido não apenas em instigar a interação entre os alunos, mas em interagir com os mesmos, participando e fazendo-os participar ativamente do movimento dialético de ensino e aprendizagem; (3) para vislumbrar qualidade na educação on-line é imprescindível que os alunos saibam utilizar as tecnologias de informação e comunicação, estejam conscientes da proposta de ensino e aprendizagem e, sobretudo dispostos ao desafio de estudar.