O conhecimento biológico, que inclui o estudo dos animais, é extremamente importante para o entendimento da vida e suas relações. Ele pode ser observado de diversas formas no cotidiano, fato que permite a aplicação de metodologias não-convencionais em sala de aula, como a utilização de desenhos animados. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o estudo do Reino Animal utilizando o desenho animado “Bob Esponja Calça Quadrada”; a partir da observação de episódios e de pesquisa bibliográfica. Foi notável que a forma com que o desenho apresenta os seus personagens pode ser aplicada como metodologia não-convencional em aulas sobre o Reino Animal, levando a uma abordagem mais lúdica, divertida e interessante, que atraia a atenção discente, já que a maioria dos filos animais são representados. Por exemplo, o Bob Esponja é uma esponja representando o filo Porifera, o Patrick é uma estrela-do-mar do filo Echinodermata, o Lula Molusco e o Gary são, respectivamente, um polvo e um caracol que representam o filo Mollusca e a Sandy é um esquilo do filo Chordata. O seu criador Stephen Hillenburg era biólogo marinho e direcionou muito da Biologia para a criação do desenho. Sua licença poética permitiu inconsistências biológicas que podem ser analisadas também no processo de ensino. Uma única metodologia em sala de aula pode dificultar esse processo, mas a aplicação de estratégias metodológicas com recursos que aproximam os conteúdos da realidade discente é estimulante e facilita a aprendizagem discente.