O GÊNERO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA DO IFRN-CAMPUS NATAL CENTRAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89433 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2716 "inscrito_id" => 13709 "titulo" => "O GÊNERO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA DO IFRN-CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Os estudos de gênero e tecnologia apontam que a engenharia é um reduto da masculinidade, embora haja um número cada vez maior de mulheres optando por essa área do conhecimento. Em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreas de atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, bem como os cursos dos eixos tecnológicos, meio ambiente, saúde, turismo, Hospitalidade e Lazer. O fio condutor é a aparente neutralidade do processo de ensino-aprendizagem empregado na educação tecnológica. A proposta central deste projeto foi analisar e contextualizar a participação feminina no curso de Engenharia de Energia do IFRN-Campus Natal Central, procurando discutir a relevância de se incluir a temática gênero no ensino superior, posto que seja um tema relevante para a educação tecnológica que tenha como objetivo a realização da emancipação humana. O corpo teórico que ancora este trabalho, guiou-se pelas autoras dos estudos feministas inseridas nos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, sendo os sujeitos dos estudos os docentes e discentes do sexo feminino. O percurso metodológico constou de entrevistas semiestruturadas para o corpo docente, que lecionam disciplinas técnicas e propedêuticas, além dos discente; sendo o estudo de caráter essencialmente qualitativo em que as práticas metodológicas adotadas para análise de dados fundamentaram-se nos princípios da análise de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13709_TB2716_26092022141644.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORBERTH REIS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NORBERTH" "autor_email" => "norbertholiveira.r@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89433 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2716 "inscrito_id" => 13709 "titulo" => "O GÊNERO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA DO IFRN-CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Os estudos de gênero e tecnologia apontam que a engenharia é um reduto da masculinidade, embora haja um número cada vez maior de mulheres optando por essa área do conhecimento. Em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreas de atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, bem como os cursos dos eixos tecnológicos, meio ambiente, saúde, turismo, Hospitalidade e Lazer. O fio condutor é a aparente neutralidade do processo de ensino-aprendizagem empregado na educação tecnológica. A proposta central deste projeto foi analisar e contextualizar a participação feminina no curso de Engenharia de Energia do IFRN-Campus Natal Central, procurando discutir a relevância de se incluir a temática gênero no ensino superior, posto que seja um tema relevante para a educação tecnológica que tenha como objetivo a realização da emancipação humana. O corpo teórico que ancora este trabalho, guiou-se pelas autoras dos estudos feministas inseridas nos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, sendo os sujeitos dos estudos os docentes e discentes do sexo feminino. O percurso metodológico constou de entrevistas semiestruturadas para o corpo docente, que lecionam disciplinas técnicas e propedêuticas, além dos discente; sendo o estudo de caráter essencialmente qualitativo em que as práticas metodológicas adotadas para análise de dados fundamentaram-se nos princípios da análise de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13709_TB2716_26092022141644.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORBERTH REIS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NORBERTH" "autor_email" => "norbertholiveira.r@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }