O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre leitura e letramento literário e sua contribuição para a formação leitora de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa toma como foco principal o desenvolvimento de práticas de leitura literária, pelo viés do letramento literário. Metodologicamente o referido estudo caracteriza-se como uma abordagem de cunho qualitativo, por meio da pesquisa-ação, conforme Michel Thiollent (2011). A discussão teórica será evidenciada em seus aspectos práticos, no relato de uma experiência de projetos literários desenvolvidos nos anos iniciais, em escolas da rede pública municipal da cidade de Rio Largo. Constitui o escopo teórico deste trabalho Kleiman (2004), Soares (2000), Solé (1999), Cosson (2006) dentre outros que discutem essa temática. A escola é um lócus privilegiado para o desenvolvimento do letramento, frente a isso o ambiente escolar configura-se como o lugar mais visível à leitura de textos literários, o lugar no qual se estabelecem modos especiais de contatos com arcabouços literários diversificados, pois as práticas de leitura perpassam praticamente todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Como resultado desse trabalho espera-se descobrir que a realização de práticas leitoras com o obras da literatura infantil e o letramento literário na escola potencializam a formação do leitor tornando os alunos dos anos iniciais leitores fluentes e autônomos.