Ao término de 2019 e início de 2020, o mundo foi abalado devido à pandemia do Covid-19 do vírus denominado SARS-CoV-2 forçando a todos uma nova realidade no cotidiano a ser marcado pelo distanciamento social e novos comportamentos para preservação à saúde e vida humana. O contexto imposto determinou que as aulas em todos os países fossem realizadas na modalidade remota levando os sujeitos da escola ao sentimento de medo e insegurança. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho se vincula no que tange ao retorno das aulas presenciais pós - emergência pandêmica e os desafios enfrentados por alunos e professores no ensino público. A pesquisa de cunho qualitativo teve como sujeitos participantes 120 alunos dos anos finais do ensino fundamental e 12 professores de uma escola pública de um município do estado da Paraíba. Amparamos as leituras teóricas com base nos estudos de Costin (2021), Abreu e Almeida (2008), dentre tantos outros. A pesquisa deixou evidente a fragilidade que temos ainda em superar a presença física em detrimento de uma virtual e o quanto essa mudança causou insegurança nos sujeitos do ambiente escolar refletindo no retorno presencial bastante atribulado mediante o contexto imposto com novos comportamentos e práticas diante de uma pandemia global