Durante o século XX, houve esforços para discutir sobre o ensino de ciências e a criação de um currículo que atendesse às novas transformações na sociedade em função das novas tecnológicas. São terminologias como alfabetização/letramento científico, herdadas das expressões science literacy e scientific literacy (Shen,1975; HURD, 1958), que são conceitos de linguística que buscam uma definição para a educação científica, mas a ausência de um consenso norte-americano, fez surgir diferentes expressões para designar o ensino de ciências no Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise semântica comparativa, com base histórica do conceito de educação científica na literatura brasileira. Trata-se de uma revisão narrativa com enfoque na pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como fontes dados documentais e artigos, desenvolvida a partir da dissertação de mestrado em ensino de ciências naturais na Universidade Federal de Sergipe. Evidencia-se nos resultados que a expressão alfabetização científica aparece nos primeiros trabalhos publicados no Brasil, seguidos das expressões educação científica e com menos frequência, letramento científico, apresentando objetivos bem semelhantes, mas em etapas distintas da educação básica e superior, no ensino formal e não formal. Identifica-se que o uso da expressão alfabetização científica (LACERDA, 1997 CHASSOT, 2003) é cunhado a partir da formação tecnicista e de nível superior. O termo letramento científico (SANTOS, 2007) aparece dando ênfase a importância da linguagem, tendo a leitura e divulgação científica como eixo da compreensão e prática científica. A expressão educação científica (ROITMAN, 2007; DEMO, 2010), manifesta uma abrangência dentro do ensino de ciências, pois abarca diferentes etapas da vida escolar. Espera-se que a educação científica possa estar bem alinhada com o ensino de ciências, que exista clareza em como ser desenvolvida em sala de aula, podendo, desse modo, contribuir com uma formação crítica, reflexiva e transformadora, que culminará em melhores indicadores e um maior desenvolvimento socioeconômico.