A charge é um recurso de linguagem que carrega consigo um método instigante e interativo com o intuito de passar informações de modo rápido e fácil. Como gênero textual é importante ressaltar que a principal função é expor a realidade por meio de imagens e textos, que geralmente abordam temas históricos de forma crítica, bem humorada e opinativa. Em vista disso, no contexto do ensino de ciências diversos autores vêm apresentando o grande potencial que as charges possuem no processo de ensino e aprendizagem, pois contribuem para o desenvolvimento de um pensamento crítico e sensibilizam sobre as temáticas científicas. Sabendo que o livro didático é em muitas vezes a única ferramenta que os docentes e discentes tem a sua disposição. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as charges estão sendo utilizadas e empregadas nos livros didáticos de ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2020. A metodologia utilizada neste estudo adota um caráter descritivo e exploratório baseado em uma abordagem qualitativa que visa identificar dados documentais não quantitativos. Neste estudo foi analisada a coleção de livro de ciências dos anos finais do ensino fundamental “Inspire Ciências”, da editora FTD. Como resultados identificamos 11 charges, que estavam distribuídas entre os quatros volumes. apesar do baixo número de charges encontradas nos livros didáticos, as mesmas quando utilizada como recurso pedagógico foram capazes de promover aos estudantes o conhecimento a outros universos, a discursos, e debates sobre a realidade bem como a sua expressão de opinião. Concluímos que apesar das charges não serem a panaceia do ensino de ciências, esperamos que esta pesquisa seja capaz de promover e despertar um olhar atento e diferenciado sobre a utilização deste recurso pedagógico em sala de aula.