Educação financeira é sinônimo de qualidade de vida, uma vez que, quando se organiza financeiramente, o indivíduo consegue obter muito mais controle dos seus gastos, possibilitando, assim, um melhor conforto e satisfação. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi evidenciar e analisar a importância da educação financeira para os jovens. Trata-se de pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário para levantamento dos dados, com 524 jovens, sendo 42,7% da região Sudeste, 21,8% da região Nordeste, 16,2% da região Sul, 8,8% da região Centro-Oeste, 8% da região Norte e 2,5% de outros países. A maioria dos entrevistados já foi introduzida ao tema educação financeira, totalizando 94,5% dos participantes. Apenas 5,5% afirmaram que desconhecem o assunto. Dos participantes, 41,2% tiveram professores que abordaram educação financeira, sendo a maioria apenas no ensino médio. Embora todos os participantes tenham defendido a importância da educação financeira, 0,8% afirmaram que o tema não deve ser ensinado nas escolas. A maioria dos participantes possui reserva financeira (86,6%), possui algum tipo de renda (66,6%), mas não possui o hábito de planejar suas finanças (56,9%). Ficou evidente a defasagem do ensino de educação financeira no âmbito escolar e sua aplicação, apesar das pessoas demonstrarem um grande interesse por desenvolver esse conhecimento. Conclui-se que a educação financeira precisa ser incluída no cotidiano dos estudantes o quanto antes, preferencialmente no ensino fundamental.