Pesquisas a respeito dos Mestrado Profissionais (MP) podem contribuir para a compreensão, o desenvolvimento e a manutenção desse tipo de curso. Neste sentido, o presente artigo apresenta um recorte do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), ainda, em fase desenvolvimento, sobre o cenário do MP-EGeD/IBqM/UFRJ. Utilizamos a técnica de Survey/online objetivando a caracterização dos discentes e obtenção de opiniões acerca do curso quanto à estrutura curricular e o impacto na formação científica e na prática profissional. A amostra possui 38 cursistas do MP-EGeD (25 estudantes titulados e 13 em curso). Aplicamos a metodologia da escala de Likert, com cinco categorias de respostas que vão desde “sem afinidade” a “muita afinidade”, para cada disciplina obrigatória. No contexto amplo dos participantes da pesquisa, as disciplinas que apresentaram “muita afinidade” foram Desenvolvimento de Projetos e Fundamentos da Educação e Didática. Para os estudantes em curso, a disciplina Modelos de Divulgação Científica teve o maior percentual de “muita afinidade”. Os estudantes titulados associaram a categoria “muita afinidade” à disciplina de Pesquisa de Dissertação. Quanto aos impactos do MP, de uma forma geral, os cursistas se referiram à ‘maneira de ver e aplicar ciência’ e a ‘ampliação de novas metodologias de trabalho’ em suas profissões.