Esse estudo objetiva analisar como os participantes de um Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto por Lawson, baseada na Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre geometria, com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental. Tivemos como base teórica o Raciocínio Hipotético-Dedutivo e a SEI em Atividades Experimentais. A investigação tem abordagem qualitativa, com viés de pesquisa participante. O lócus foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz (Campus Castanhal/PA) e as atividades ocorreram em setembro de 2019, contando com a colaboração de três Professores Monitores e oito alunos. Utilizamos como instrumentos para a constituição de dados a vídeo gravação, com posterior transcrições das falas, objetivando perceber se o referido Padrão de Raciocínio e os Passos que guiam a investigação científica foram utilizados durante os procedimentos experimentais. Nos resultados percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio, tendo início pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática (portanto). Assim, os resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a SEI, apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Portanto, concluímos que o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado por meio de uma SEI.