Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86967
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Sem dúvidas, a educação é classificada como um dos mais importantes parâmetros para o desenvolvimento e crescimento de uma nação. O crescente desinteresse dos alunos em relação aos estudos, salas de aulas cada vez mais massificadas e heterogêneas, proporciona o desafio da busca por metodologias de ensino-aprendizagem mais atrativas e significativas. Visto isso, uma forma encontrada para despertar e motivar o interesse do aluno foi o uso de jogos digitais, quando se trata da ciência Física torna-se uma ferramenta poderosa para descontruir a ideia que os alunos alimentam que a física é difícil e puramente constituída de cálculos complexos. Os jogos digitais para o ensino da física devem ser sob a condição de estarem vinculados à construção de um conhecimento científico grupal, à possibilidade da promoção de discussões e investigações que tragam um enriquecimento dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios e o conhecimento do jogo utilizado. O interesse dos alunos é, em grande parte, despertado por metodologias lúdicas inovadoras e que chama a atenção, assim, promovendo uma interação entre aluno e professor. Os professores que trabalham com essa perspectiva comumente afirmam a existência de um aumento na capacidade de aprendizagem, isso pois a abordagem metodológica lúdica de um assunto colabora para que o conhecimento científico/formação do pensamento seja construído. Tratar a Física como algo rígido, imutável e de forma isolada perante outras áreas de conhecimento não é suficiente para ensinar utilizando apenas os livros e resoluções de questões. Para obter-se um processo de ensino e aprendizagem significativo, é fundamental buscar interdisciplinarizar a prática pedagógica conforme é previsto nos documentos oficiais da educação como os PCNs e PCNs +, para que a aprendizagem do aluno seja significativa e efetiva, assimilando assuntos com a realidade que o aluno é inserido. A partir disso, pode-se perceber que o papel do professor deve ser o de mediar as discussões, assuntos e dúvidas em pró da ciência contextualizada, ressaltando que não deve ser trabalhada de forma exclusiva, mas deve ser vinculada com a realidade do próprio aluno e seu meio social, melhorando e desenvolvendo sua capacidade de tomada de decisões. Nesse sentido, os jogos digitais aliado ao ensino da física, necessita ser trabalhada de forma correta para alcançar resultados satisfatórios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1138_TB431_18092022192535.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO"
    "autor_nome_curto" => "Pedro L."
    "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86967
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Sem dúvidas, a educação é classificada como um dos mais importantes parâmetros para o desenvolvimento e crescimento de uma nação. O crescente desinteresse dos alunos em relação aos estudos, salas de aulas cada vez mais massificadas e heterogêneas, proporciona o desafio da busca por metodologias de ensino-aprendizagem mais atrativas e significativas. Visto isso, uma forma encontrada para despertar e motivar o interesse do aluno foi o uso de jogos digitais, quando se trata da ciência Física torna-se uma ferramenta poderosa para descontruir a ideia que os alunos alimentam que a física é difícil e puramente constituída de cálculos complexos. Os jogos digitais para o ensino da física devem ser sob a condição de estarem vinculados à construção de um conhecimento científico grupal, à possibilidade da promoção de discussões e investigações que tragam um enriquecimento dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios e o conhecimento do jogo utilizado. O interesse dos alunos é, em grande parte, despertado por metodologias lúdicas inovadoras e que chama a atenção, assim, promovendo uma interação entre aluno e professor. Os professores que trabalham com essa perspectiva comumente afirmam a existência de um aumento na capacidade de aprendizagem, isso pois a abordagem metodológica lúdica de um assunto colabora para que o conhecimento científico/formação do pensamento seja construído. Tratar a Física como algo rígido, imutável e de forma isolada perante outras áreas de conhecimento não é suficiente para ensinar utilizando apenas os livros e resoluções de questões. Para obter-se um processo de ensino e aprendizagem significativo, é fundamental buscar interdisciplinarizar a prática pedagógica conforme é previsto nos documentos oficiais da educação como os PCNs e PCNs +, para que a aprendizagem do aluno seja significativa e efetiva, assimilando assuntos com a realidade que o aluno é inserido. A partir disso, pode-se perceber que o papel do professor deve ser o de mediar as discussões, assuntos e dúvidas em pró da ciência contextualizada, ressaltando que não deve ser trabalhada de forma exclusiva, mas deve ser vinculada com a realidade do próprio aluno e seu meio social, melhorando e desenvolvendo sua capacidade de tomada de decisões. Nesse sentido, os jogos digitais aliado ao ensino da física, necessita ser trabalhada de forma correta para alcançar resultados satisfatórios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1138_TB431_18092022192535.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO"
    "autor_nome_curto" => "Pedro L."
    "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Sem dúvidas, a educação é classificada como um dos mais importantes parâmetros para o desenvolvimento e crescimento de uma nação. O crescente desinteresse dos alunos em relação aos estudos, salas de aulas cada vez mais massificadas e heterogêneas, proporciona o desafio da busca por metodologias de ensino-aprendizagem mais atrativas e significativas. Visto isso, uma forma encontrada para despertar e motivar o interesse do aluno foi o uso de jogos digitais, quando se trata da ciência Física torna-se uma ferramenta poderosa para descontruir a ideia que os alunos alimentam que a física é difícil e puramente constituída de cálculos complexos. Os jogos digitais para o ensino da física devem ser sob a condição de estarem vinculados à construção de um conhecimento científico grupal, à possibilidade da promoção de discussões e investigações que tragam um enriquecimento dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios e o conhecimento do jogo utilizado. O interesse dos alunos é, em grande parte, despertado por metodologias lúdicas inovadoras e que chama a atenção, assim, promovendo uma interação entre aluno e professor. Os professores que trabalham com essa perspectiva comumente afirmam a existência de um aumento na capacidade de aprendizagem, isso pois a abordagem metodológica lúdica de um assunto colabora para que o conhecimento científico/formação do pensamento seja construído. Tratar a Física como algo rígido, imutável e de forma isolada perante outras áreas de conhecimento não é suficiente para ensinar utilizando apenas os livros e resoluções de questões. Para obter-se um processo de ensino e aprendizagem significativo, é fundamental buscar interdisciplinarizar a prática pedagógica conforme é previsto nos documentos oficiais da educação como os PCNs e PCNs +, para que a aprendizagem do aluno seja significativa e efetiva, assimilando assuntos com a realidade que o aluno é inserido. A partir disso, pode-se perceber que o papel do professor deve ser o de mediar as discussões, assuntos e dúvidas em pró da ciência contextualizada, ressaltando que não deve ser trabalhada de forma exclusiva, mas deve ser vinculada com a realidade do próprio aluno e seu meio social, melhorando e desenvolvendo sua capacidade de tomada de decisões. Nesse sentido, os jogos digitais aliado ao ensino da física, necessita ser trabalhada de forma correta para alcançar resultados satisfatórios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.