Este trabalho se propõe a demonstrar a utilização da matriz SWOT como instrumento para avaliação das ações pedagógicas dentro de escola pública do Estado do Ceará. Tem como objetivo principal compreender a atuação da Gestão Escolar através do conhecimento dos quatros pontos que versam a análise desta ferramenta, quais sejam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pois desenvolver a cultura de avaliar pedagogicamente a instituição de ensino é disponibilizar para os gestores as condições necessárias para o (re)fazer pedagógico, o planejamento estratégico e o alinhamento de ações. Neste sentido, o artigo traz conceitos sobre a matriz SWOT, através de um estudo de caso, promovida por questionário online. O método de pesquisa foi baseado na análise de conteúdo dos princípios estudados por Bardin. E por fim, explana sobre gestão pública no âmbito escolar, sob a luz da Administração Pública. A presente pesquisa justifica-se pela busca de revelar a importância da construção deste processo, no intuito de aprimorar as ações necessárias na busca pela oferta de um serviço público de qualidade para todos. Foram analisadas as 26 respostas de todos que compõem a comunidade escolar, que refletiram as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes na escola.