Ao pensarmos sobre Educação Ambiental é inevitável a relação com a exploração humana sobre os recursos naturais. É inevitável também alguns questionamentos como: Por que é necessário um processo educativo que tematize o ambiente? Quais as características da Educação Ambiental? Como o ensino de ciências pode contribuir para pensarmos na relação ambiente e sociedade? Essas indagações orientam nossas reflexões na construção desse artigo. Iniciamos com uma análise histórica dos intensos impactos ocasionados pela necessidade humana de dominação. Nesse aspecto, a história humana é marcada pela dominação territórialista, econômica, ideológica, política e até mesmo cultural. Essa pesquisa apresenta como objetivo: Compreender por que e como os professores trabalham com Educação Ambiental no ensino de ciências e quais as contribuições para pensarmos na relação ambiente e sociedade. Para isso, nesse estudo, optamos por um caminhar metodológico coerente com o nosso objetivo, com o referencial teórico e a perspectiva da compreensão do cidadão no mundo. Nossa opção metodológica implica em uma postura crítica e humanizada diante da EA no ensino de ciências. O conjunto de respostas coletadas e analisadas nos revelam que os atores da pesquisa consideram a importância de trabalhar com a Educação Ambiental no ensino de ciências, promovem estratégias que objetivam a sensibilização dos estudantes com relação as questões ambientais.