Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE PEDIATRIA GENÉTICA NA FORMAÇÃO DO RESIDENTE DE PEDIATRA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Para a formação pediátrica, conforme proposto pelo Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC), visando uma maior homogeneidade na formação de pediatrias na América Latina, propõe-se a inclusão da Pediatria Genética na grade curricular, incentivando assim, na construção de projeto político-pedagógico um tema condizente com a necessidade da sociedade contemporânea. Este estudo qualitativo abordou residentes de pediatria, no Serviço de Pediatria Genética (SPG) do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB). Objetivou-se avaliar a percepção sobre o papel do SPG na formação de médicos residentes de pediatria. Foram realizadas entrevistas com uma amostra de dez médicos residentes de pediatria, que haviam estagiado no serviço de pediatria genética, durante o período de 2 meses, nos anos de 2017 a 2019. Foi realizada a análise do discurso segundo Bardin. Como resultados: Entre os entrevistados oito (80%) deles já haviam realizado atendimento pregresso à pacientes com afecções congênitas, e a totalidade deles prestou assistência às crianças ou adolescentes com síndromes ou afecções congênitas após ter estagiado no SPG. A análise dos conteúdos das falas identificou momentos de oportunidade do contato com crianças com afecções congênitas e com suas famílias, como um benefício na sua formação e a visão da integralidade e a individualização do cuidado, o aprimoramento do olhar e do exame físico, a desconstrução de pré-conceitos, o desafio do aprendizado teórico. Conclui-se que o Serviço de Pediatria Genética foi capaz de oportunizar a capacitação e a ampliação do olhar, para na formação pediátrica, de forma aplicável em suas rotinas futura e em consonância com as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

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