Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
0 of 0
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87029 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS" "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha.O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA" "autor_email" => "luannab19@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87029 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS" "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha.O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA" "autor_email" => "luannab19@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.