Para que o estudante consiga desenvolver hábitos de estudo, a escola necessita estimular estratégias metodológicas para incentivar o aluno. A procura de novas perspectivas de ensino oferece à escola uma melhor contextualização dos assuntos abordados, afastando-se do tradicionalismo, impulsionando o aluno a estimular raciocínio. Para isso, é essencial que o professor tenha as habilidades e competências fundamentais para desenvolvê-las no aluno. Como o trabalho realizado é pesquisa bibliográfica, o qual utilizou-se base de dados online para elaborá-la. Foram utilizadas plataformas como SciELO e Google, bem como algumas pesquisas realizadas no Google Acadêmico utilizando termos como: “aprendizagem”, “metodologias”, “competências”, “ensino de ciências” e “estratégias metodológicas”. Foi compreendido que os estudantes de licenciatura através dos estágios supervisionados possuem a oportunidade de lecionar e pôr em prática todos os conteúdos que foram consolidados em decorrência de sua formação acadêmica. Além disso, é observado que os estudantes de licenciatura possuem a flexibilidade de modificar os modelos tradicionais de ensino, durante o estágio supervisionado, permitindo-se averiguar a equivalência de modelos diferenciados de ensino. É notório que as instituições necessitam de infraestrutura que promova metodologias ativas e que finalize o modelo tradicional. O governo necessita possuir óptica direcionada para a educação e que proporcione qualidade para os estudantes. Por fim, o componente curricular de estágio é uma grande oportunidade de complementar e aperfeiçoar a formação do licenciando, também garantindo experiência profissional. Além de aprendizagens significativas da profissão, aproximação investigativa da realidade da educação no país.