MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA AVALIATIVA: ESTABELECENDO CRITÉRIOS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86972 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA AVALIATIVA: ESTABELECENDO CRITÉRIOS" "resumo" => "Com a necessidade de novas formas de avaliação durante a pandemia, muitos docentes recorreram a formas alternativas de perceber o nível de aprendizagem do estudante, dentre eles encontra-se o mapa mental. O mapa mental é um método usado para armazenar, organizar e destacar informações a partir de palavras-chave e imagens que remetem lembranças e desperta a reflexão (BUZAN, 2009). Este recurso tem sido aplicado em diversas áreas do conhecimento, auxiliando a apreensão de conteúdos extensos. Nos últimos dois anos foi possível popularizar a criação de mapas mentais virtuais, esta ferramenta pedagógica aliada ao uso da tecnologia digital pode promover maior interação, interesse e protagonismo por parte do estudante, uma vez que esta prática está ligada à abordagem das metodologias ativas (GOMES, BRETTAS e MARQUES, 2020). Neste contexto, com a sugestão de novas formas de avaliação é necessário repensar nossa forma de “qualificar” estas atividades, buscando promover uma aprendizagem mais significativa a partir do “erro” do estudante. Os objetivos deste trabalho foram: promover a reflexão dos estudantes sobre os conteúdos estudados a partir da produção de mapas mentais; analisar a produção dos mapas mentais dos estudantes; e, propor critérios para a avaliação dos mapas mentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1231_TB737_08082022184737.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Izabel Cristina" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86972 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA AVALIATIVA: ESTABELECENDO CRITÉRIOS" "resumo" => "Com a necessidade de novas formas de avaliação durante a pandemia, muitos docentes recorreram a formas alternativas de perceber o nível de aprendizagem do estudante, dentre eles encontra-se o mapa mental. O mapa mental é um método usado para armazenar, organizar e destacar informações a partir de palavras-chave e imagens que remetem lembranças e desperta a reflexão (BUZAN, 2009). Este recurso tem sido aplicado em diversas áreas do conhecimento, auxiliando a apreensão de conteúdos extensos. Nos últimos dois anos foi possível popularizar a criação de mapas mentais virtuais, esta ferramenta pedagógica aliada ao uso da tecnologia digital pode promover maior interação, interesse e protagonismo por parte do estudante, uma vez que esta prática está ligada à abordagem das metodologias ativas (GOMES, BRETTAS e MARQUES, 2020). Neste contexto, com a sugestão de novas formas de avaliação é necessário repensar nossa forma de “qualificar” estas atividades, buscando promover uma aprendizagem mais significativa a partir do “erro” do estudante. Os objetivos deste trabalho foram: promover a reflexão dos estudantes sobre os conteúdos estudados a partir da produção de mapas mentais; analisar a produção dos mapas mentais dos estudantes; e, propor critérios para a avaliação dos mapas mentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1231_TB737_08082022184737.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Izabel Cristina" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }