Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PARÓDIAS MUSICAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APREDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 7° ANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87026
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 984
    "titulo" => "PARÓDIAS MUSICAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APREDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 7° ANO"
    "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de analisar a efetividade da paródia como recurso didático no ensino de Ciências, a partir da percepção dos estudantes. Sendo assim, foi utilizada a paródia musical “Biosfera: como os seres vivos ocupam o planeta?”, elaborada, previamente, baseada na música Malvada, do cantor Zé Felipe e aplicada em 02 turmas de 7° ano (60 estudantes) de uma escola pública de Soledade - PB. A aprendizagem dos estudantes frente ao recurso utilizado foi avaliada por meio de um questionário semiestruturado, criado no Google Forms, aplicado antes e após o uso da paródia, o qual continha questões de múltipla escolha, específicas do conteúdo e questões avaliativas do recurso. Diante da análise comparativa dos questionários e da observação direta, os resultados evidenciaram que, na percepção dos estudantes, a aula ficou mais dinâmica (52,4%), os estudantes ficaram mais motivados em participar do processo ensino-aprendizagem (62,8%), houve interação entre os pares e um aumento no número de respostas corretas de 33,7% para 70,9%, refletindo na melhor compreensão do conteúdo abordado e no diagnóstico positivo da utilização da paródia como estratégia de ensino. Sendo assim, pode-se afirmar que o uso desse recurso didático demonstrou-se eficaz como estratégia de ensino e propiciou ainda o desenvolvimento de outros aspectos cognitivos, como a criatividade, a reflexão, o questionamento e a criticidade, dessa forma, potencializando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID984_TB726_09082022114057.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBSSON SUEVERTOM BARBOSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "KLEBSSON BRITO"
    "autor_email" => "klebssonbrito26@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => "629551985c3c8_30052022202200.png"
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87026
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 984
    "titulo" => "PARÓDIAS MUSICAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APREDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 7° ANO"
    "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de analisar a efetividade da paródia como recurso didático no ensino de Ciências, a partir da percepção dos estudantes. Sendo assim, foi utilizada a paródia musical “Biosfera: como os seres vivos ocupam o planeta?”, elaborada, previamente, baseada na música Malvada, do cantor Zé Felipe e aplicada em 02 turmas de 7° ano (60 estudantes) de uma escola pública de Soledade - PB. A aprendizagem dos estudantes frente ao recurso utilizado foi avaliada por meio de um questionário semiestruturado, criado no Google Forms, aplicado antes e após o uso da paródia, o qual continha questões de múltipla escolha, específicas do conteúdo e questões avaliativas do recurso. Diante da análise comparativa dos questionários e da observação direta, os resultados evidenciaram que, na percepção dos estudantes, a aula ficou mais dinâmica (52,4%), os estudantes ficaram mais motivados em participar do processo ensino-aprendizagem (62,8%), houve interação entre os pares e um aumento no número de respostas corretas de 33,7% para 70,9%, refletindo na melhor compreensão do conteúdo abordado e no diagnóstico positivo da utilização da paródia como estratégia de ensino. Sendo assim, pode-se afirmar que o uso desse recurso didático demonstrou-se eficaz como estratégia de ensino e propiciou ainda o desenvolvimento de outros aspectos cognitivos, como a criatividade, a reflexão, o questionamento e a criticidade, dessa forma, potencializando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID984_TB726_09082022114057.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBSSON SUEVERTOM BARBOSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "KLEBSSON BRITO"
    "autor_email" => "klebssonbrito26@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => "629551985c3c8_30052022202200.png"
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O presente estudo surgiu da necessidade de analisar a efetividade da paródia como recurso didático no ensino de Ciências, a partir da percepção dos estudantes. Sendo assim, foi utilizada a paródia musical “Biosfera: como os seres vivos ocupam o planeta?”, elaborada, previamente, baseada na música Malvada, do cantor Zé Felipe e aplicada em 02 turmas de 7° ano (60 estudantes) de uma escola pública de Soledade - PB. A aprendizagem dos estudantes frente ao recurso utilizado foi avaliada por meio de um questionário semiestruturado, criado no Google Forms, aplicado antes e após o uso da paródia, o qual continha questões de múltipla escolha, específicas do conteúdo e questões avaliativas do recurso. Diante da análise comparativa dos questionários e da observação direta, os resultados evidenciaram que, na percepção dos estudantes, a aula ficou mais dinâmica (52,4%), os estudantes ficaram mais motivados em participar do processo ensino-aprendizagem (62,8%), houve interação entre os pares e um aumento no número de respostas corretas de 33,7% para 70,9%, refletindo na melhor compreensão do conteúdo abordado e no diagnóstico positivo da utilização da paródia como estratégia de ensino. Sendo assim, pode-se afirmar que o uso desse recurso didático demonstrou-se eficaz como estratégia de ensino e propiciou ainda o desenvolvimento de outros aspectos cognitivos, como a criatividade, a reflexão, o questionamento e a criticidade, dessa forma, potencializando o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.