Dentre os papéis desempenhados pela escola está o da construção social. Neste contexto, os professores exercem a função de agentes de transformação, operando diretamente na construção político-social de uma sociedade. A formação dos professores e todas as políticas que cercam essa profissão exercem um grande poder na edificação do modelo escolar (NÓVOA, 2019). Um ponto a ser aprofundado é a formação de professores e seu aprimoramento na aprendizagem da língua de sinais (LIBRAS), nos currículos dos cursos de Licenciatura há uma necessidade fugaz de capacitar estes profissionais para o ensino dos alunos surdos, essa formação inclusiva é indispensável para que a escola represente e trabalhe com todas as diversidades encontradas na sociedade. Assim, é possível enfatizar as diferenças, pois são elas que possibilitam o enriquecimento escolar (SARTORETTO, 2011). Com a implementação eficiente da Libras nas grades curriculares para o desenvolvimento linguístico dos professores é possível que, consequentemente, haja uma melhora significativa ao acesso dos estudantes surdos a uma educação de qualidade. Seguindo esta ideia, Maior e Tania (2019) explicam que o uso de aplicativos é uma manobra paliativa no ensino de estudantes surdos, que apresentam certas limitações para o ensino da Física, por causa dos termos técnicos da disciplina, dificultando a acessibilidade ao conteúdo. Analisando essas questões os objetivos deste trabalho são: acompanhar a alomorfia escolar; discutir a importância da formação de professores de Física para a educação inclusiva; e compreender as tecnologias digitais que auxiliam no ensino de Libras.