O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de uma sequência didática sobre o tema gerador terra como estratégia para a alfabetização cientifica no ensino de ciências. Diante disso, a presente pesquisa realizou uma intervenção pedagógica com 12 alunos do ensino fundamental II da rede municipal de ensino da cidade das Vertentes - PE, durante o primeiro semestre de 2022. A sequência didática foi realizada em dois momentos distintos, encerrando com a elaboração de uma maquete. Além disso, a sequência didática parte do pressuposto de que os alunos compreenderão os conceitos científicos ensinados durante as aulas e a partir disso, conseguirão fazer conexões com seu cotidiano em uma etapa de produção textual. Logo, essas relações entre ciência e cotidiano permitirão aos alunos fazerem uma leitura do mundo a partir dos fenômenos científicos ligados a temática terra. As maquetes que foram produzidas com apresentações são o resultado da sequência didática e dos conhecimentos científicos mobilizados em sua execução que culminaram em uma concepção de alfabetização cientifica, como a criticidade, a reflexão sobre os fenômenos do cotidiano e o protagonismo dos estudantes em evidenciar o papel da escola na promoção de cidadãos críticos e reflexivos pelo processo de ensino e aprendizagem. Ademais, a sequência didática desenvolveu a autonomia, capacidade argumentativa e criativa dos alunos ao vivenciarem cada uma das etapas da sequência. Portanto, possibilitou aos alunos a compreensão de conceitos relacionados a temática terra e a consciência científica perante a compreensão de fenômenos do cotidiano. Isso indica, a alfabetização científica como necessária no processo de ensino e aprendizagem de alunos crítico e protagonistas do seu papel sócio científico.