CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA TERRA: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86873 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 873 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA TERRA: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de uma sequência didática sobre o tema gerador terra como estratégia para a alfabetização cientifica no ensino de ciências. Diante disso, a presente pesquisa realizou uma intervenção pedagógica com 12 alunos do ensino fundamental II da rede municipal de ensino da cidade das Vertentes - PE, durante o primeiro semestre de 2022. A sequência didática foi realizada em dois momentos distintos, encerrando com a elaboração de uma maquete. Além disso, a sequência didática parte do pressuposto de que os alunos compreenderão os conceitos científicos ensinados durante as aulas e a partir disso, conseguirão fazer conexões com seu cotidiano em uma etapa de produção textual. Logo, essas relações entre ciência e cotidiano permitirão aos alunos fazerem uma leitura do mundo a partir dos fenômenos científicos ligados a temática terra. As maquetes que foram produzidas com apresentações são o resultado da sequência didática e dos conhecimentos científicos mobilizados em sua execução que culminaram em uma concepção de alfabetização cientifica, como a criticidade, a reflexão sobre os fenômenos do cotidiano e o protagonismo dos estudantes em evidenciar o papel da escola na promoção de cidadãos críticos e reflexivos pelo processo de ensino e aprendizagem. Ademais, a sequência didática desenvolveu a autonomia, capacidade argumentativa e criativa dos alunos ao vivenciarem cada uma das etapas da sequência. Portanto, possibilitou aos alunos a compreensão de conceitos relacionados a temática terra e a consciência científica perante a compreensão de fenômenos do cotidiano. Isso indica, a alfabetização científica como necessária no processo de ensino e aprendizagem de alunos crítico e protagonistas do seu papel sócio científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID873_TB343_18092022220458.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLVIA KIONE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KÉLVIA LIMA" "autor_email" => "kelvia.lima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86873 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 873 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA TERRA: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de uma sequência didática sobre o tema gerador terra como estratégia para a alfabetização cientifica no ensino de ciências. Diante disso, a presente pesquisa realizou uma intervenção pedagógica com 12 alunos do ensino fundamental II da rede municipal de ensino da cidade das Vertentes - PE, durante o primeiro semestre de 2022. A sequência didática foi realizada em dois momentos distintos, encerrando com a elaboração de uma maquete. Além disso, a sequência didática parte do pressuposto de que os alunos compreenderão os conceitos científicos ensinados durante as aulas e a partir disso, conseguirão fazer conexões com seu cotidiano em uma etapa de produção textual. Logo, essas relações entre ciência e cotidiano permitirão aos alunos fazerem uma leitura do mundo a partir dos fenômenos científicos ligados a temática terra. As maquetes que foram produzidas com apresentações são o resultado da sequência didática e dos conhecimentos científicos mobilizados em sua execução que culminaram em uma concepção de alfabetização cientifica, como a criticidade, a reflexão sobre os fenômenos do cotidiano e o protagonismo dos estudantes em evidenciar o papel da escola na promoção de cidadãos críticos e reflexivos pelo processo de ensino e aprendizagem. Ademais, a sequência didática desenvolveu a autonomia, capacidade argumentativa e criativa dos alunos ao vivenciarem cada uma das etapas da sequência. Portanto, possibilitou aos alunos a compreensão de conceitos relacionados a temática terra e a consciência científica perante a compreensão de fenômenos do cotidiano. Isso indica, a alfabetização científica como necessária no processo de ensino e aprendizagem de alunos crítico e protagonistas do seu papel sócio científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID873_TB343_18092022220458.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLVIA KIONE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KÉLVIA LIMA" "autor_email" => "kelvia.lima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }