Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca do desenvolvimento profissional dos professores, fazer uma análise do perfil dos professores de Química e observar como se processa a sua formação continuada enquanto professor no âmbito escolar, analisar o desenvolvimento profissional dos professores (DPD) do ensino da Química dos Centros de Excelência da Regional DEA em Aracaju. Utilizamos como teórico norteador o Professor Marcelo Garcia. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de um questionário aos professores dos Centros de Excelência. Os resultados obtidos apontam para uma valorização da formação formal, reconhecendo também o valor da formação informal e de outras oportunidades de aprendizagem profissional, como o trabalho colaborativo com outros colegas dentro da escola e também com colegas de outros contextos e países. Além disso, os dados apontam, em geral, para o reconhecimento, por parte dos professores, do interesse e da importância da formação no plano individual, bem como da sua relação com a melhoria e o desenvolvimento profissional. Relativamente às oportunidades de desenvolvimento profissional, os professores apresentam uma visão bastante positiva, salientando, no entanto, que há uma indefinição e/ou mesmo ausência de uma política de desenvolvimento profissional na escola.