Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86856
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 741
    "inscrito_id" => 1372
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1372_TB741_13082022143757.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU"
    "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86856
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 741
    "inscrito_id" => 1372
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1372_TB741_13082022143757.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU"
    "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.