COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86856 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 741 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1372_TB741_13082022143757.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU" "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86856 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 741 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1372_TB741_13082022143757.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU" "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }