Neste artigo apresentamos de forma geral a pesquisa que está numa fase inicial de escrita, que se trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na formação de professores de Matemática numa perspectiva de trabalho colaborativo. Tem como objetivo geral inferir competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de construção e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. A metodologia da pesquisa utilizada nesta pesquisa será de natureza aplicada, exploratória em relação aos objetivos, bibliográfica, estudo de caso, participativa e colaborativa quanto aos procedimentos técnicos e com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as competências e habilidades profissionais dos docentes considerando algumas características que um docente deve ter ou desenvolver, aliada a BNCC e BNC. Em seguida foi discutido sobre avaliação da aprendizagem como competência docente, depois foi apresentado o que é um objeto virtual de aprendizagem – OVA e por fim relacionamos esses estudos com a abordagem documental do didático. A pesquisa será aplicada com uma proposta de Ação de formação em formato de minicurso sobre construção de OVAs para avaliar os alunos, auxiliando os professores quanto ao recurso e posteriormente eles poderem utilizarem em suas salas de aulas. Cabe destacar que a proposta apresentada nesse momento é relativa à produção escrita pertencente ao referencial teórico e metodológico que antecede a execução da pesquisa em campo.