AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES DEMOCRÁTICAS EM SALA DE AULA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86818 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 1298 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES DEMOCRÁTICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "As atividades extracurriculares em universidades públicas, como projetos de extensão, PIBID -programa de iniciação a docência e programa de educação tutorial (PET) por exemplo, ocupam 10% da carga horária dos cursos de Licenciatura exigidos pelo Ministério da Educação. O objetivo desses projetos e programas é quebrar barreiras entre a academia e a sociedade, proporcionando uma troca mútua de conhecimentos e experiências. Estes projetos nos cursos de Licenciaturas, trazem assuntos que possuem eixos científicos, educativos e sociais, colaborando com o debate de temáticas necessárias para a sociedade, como a democracia. Com isso, perguntamos a quatro professores que participaram dessas atividades extracurriculares durante a graduação a seguinte questão: Como as atividades extracurriculares contribuem para a inserção de práticas docentes democráticas em sala de aula? A pesquisa é do tipo qualitativa em que recorremos ao uso de perguntas enviadas via aplicativo de mensagens à egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do CAV-campus da UFPE. Para análise dos dados utilizamos o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) que é um processo de construção e interpretação hermenêutica de um determinado grupo através de um vai-e-vem constante entre as interpretações e re-interpretações sucessivas dos indivíduos. Para tratar dos dados, identificamos como categorias empíricas: projetos na formação inicial de professores, onde 100% dos entrevistados defenderam em sua fala; Praticando a escuta e fala acessível, com 50%; Instigam a autonomia de discentes, também com 50%; motivam a falar futuramente da democracia em sala de aula, com 25%. Diante dos dados podemos observar que os entrevistados através da questão proposta descreveram a “realidade”, afirmando que: as atividades extracurriculares contribuem significativamente no processo de promoções de práticas pedagógicas, fazendo com que os discentes pratiquem a escuta, tenham uma fala acessível, autonomia e enxerguem as diversidades, que certamente influenciam o processo democrático em sala de aula.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1298_TB703_18092022191006.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA ARIANE SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavia.ariane@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86818 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 1298 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES DEMOCRÁTICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "As atividades extracurriculares em universidades públicas, como projetos de extensão, PIBID -programa de iniciação a docência e programa de educação tutorial (PET) por exemplo, ocupam 10% da carga horária dos cursos de Licenciatura exigidos pelo Ministério da Educação. O objetivo desses projetos e programas é quebrar barreiras entre a academia e a sociedade, proporcionando uma troca mútua de conhecimentos e experiências. Estes projetos nos cursos de Licenciaturas, trazem assuntos que possuem eixos científicos, educativos e sociais, colaborando com o debate de temáticas necessárias para a sociedade, como a democracia. Com isso, perguntamos a quatro professores que participaram dessas atividades extracurriculares durante a graduação a seguinte questão: Como as atividades extracurriculares contribuem para a inserção de práticas docentes democráticas em sala de aula? A pesquisa é do tipo qualitativa em que recorremos ao uso de perguntas enviadas via aplicativo de mensagens à egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do CAV-campus da UFPE. Para análise dos dados utilizamos o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) que é um processo de construção e interpretação hermenêutica de um determinado grupo através de um vai-e-vem constante entre as interpretações e re-interpretações sucessivas dos indivíduos. Para tratar dos dados, identificamos como categorias empíricas: projetos na formação inicial de professores, onde 100% dos entrevistados defenderam em sua fala; Praticando a escuta e fala acessível, com 50%; Instigam a autonomia de discentes, também com 50%; motivam a falar futuramente da democracia em sala de aula, com 25%. Diante dos dados podemos observar que os entrevistados através da questão proposta descreveram a “realidade”, afirmando que: as atividades extracurriculares contribuem significativamente no processo de promoções de práticas pedagógicas, fazendo com que os discentes pratiquem a escuta, tenham uma fala acessível, autonomia e enxerguem as diversidades, que certamente influenciam o processo democrático em sala de aula.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1298_TB703_18092022191006.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA ARIANE SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavia.ariane@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }