UTILIZANDO O CONTEXTO AMAZÔNICO COMO SUBSÍDIO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O REINO FUNGI
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87109 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 662 "inscrito_id" => 886 "titulo" => "UTILIZANDO O CONTEXTO AMAZÔNICO COMO SUBSÍDIO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O REINO FUNGI" "resumo" => "A cidade de Tabatinga-AM está localizada em pleno Bioma Amazônia. Apesar disso, durante nosso período de estágio curricular supervisionado, verificamos que a natureza que nos cerca está muito longe das aulas de Ciências e Biologia em nossa cidade. Por isso, neste trabalho, procuramos desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem sobre o Reino Fungi, utilizando o conhecimento prévio dos estudantes a partir de seu contexto local, em busca de uma aprendizagem significativa. A metodologia aplicada foi a pesquisa-participante através do desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo as modalidades didáticas: excursão, aula de campo e apresentação de seminários. Os resultados indicam que metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida a partir de elementos da natureza amazônica e do protagonismos dos alunos na construção do próprio conhecimento é uma forma inovadora e exitosa de proceder no planejamento de uma aula que vise alcançar a aprendizagem significativa sobre esse tema ou qualquer outro. Consideramos ainda que unir a pesquisa à ação faz-se necessário para desenvolver o conhecimento e a reflexão constante sobre a experiência de aprendizagem, tornando a teoria como parte indissociável da prática, levando à mudança de percepção ou de comportamento num movimento recursivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID886_TB662_16062022001930.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IATIÇARA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IATIÇARA" "autor_email" => "iaticara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87109 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 662 "inscrito_id" => 886 "titulo" => "UTILIZANDO O CONTEXTO AMAZÔNICO COMO SUBSÍDIO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O REINO FUNGI" "resumo" => "A cidade de Tabatinga-AM está localizada em pleno Bioma Amazônia. Apesar disso, durante nosso período de estágio curricular supervisionado, verificamos que a natureza que nos cerca está muito longe das aulas de Ciências e Biologia em nossa cidade. Por isso, neste trabalho, procuramos desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem sobre o Reino Fungi, utilizando o conhecimento prévio dos estudantes a partir de seu contexto local, em busca de uma aprendizagem significativa. A metodologia aplicada foi a pesquisa-participante através do desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo as modalidades didáticas: excursão, aula de campo e apresentação de seminários. Os resultados indicam que metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida a partir de elementos da natureza amazônica e do protagonismos dos alunos na construção do próprio conhecimento é uma forma inovadora e exitosa de proceder no planejamento de uma aula que vise alcançar a aprendizagem significativa sobre esse tema ou qualquer outro. Consideramos ainda que unir a pesquisa à ação faz-se necessário para desenvolver o conhecimento e a reflexão constante sobre a experiência de aprendizagem, tornando a teoria como parte indissociável da prática, levando à mudança de percepção ou de comportamento num movimento recursivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID886_TB662_16062022001930.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IATIÇARA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IATIÇARA" "autor_email" => "iaticara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }