A gamificação pode constituir-se também numa metodologia ativa agregando aspectos típicos de jogos digitais no contexto da sala de aula. De tal forma, técnicas e estratégias características dos games físicos ou virtuais são adotadas para motivar, engajar e proporcionar a aprendizagem dos estudantes na resolução de problemas, inclusive do contexto social. Por conseguinte, o presente artigo relata as experiências de extensionistas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no âmbito do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande (PROAFE), realizadas em quatro turmas do 5º ano do ensino fundamental, junto à escola pública de Campina Grande (PB). Portanto, são descritas as contribuições do método LerAtos/EstaçãoFelicidade no design do roteiro socioambiental “Solo limpo, Planeta Feliz”, constituído de quatro missões: Elemento vital, Jornada Científica, Game tabuleiro e Rádio Menina Mundial. A aventura foi desenvolvida ainda durante o período da pandemia da Covid-19, integrando etapas remotas e presenciais, observando-se os protocolos de segurança e justamente com a finalidade de minorar os efeitos do distanciamento social e da exclusão digital sobre as atividades de ensino-aprendizagem, nas comunidades menos favorecidas, precisamente no tocante à apropriação de saberes, relações pedagógicas, saúde emocional, vivenciados por alunos e professores. Ao término da trilha gamificada, verificou-se que a proposta foi aceita pela comunidade escolar, alcançando seus objetivos de mediar a temática da poluição do solo ao possibilitar a produção de desenhos, experimentos, jogos de tabuleiro e narrativas presenciais/online de estudantes, mães, pais, professoras e gestoras. As respostas às questões qualitativas avaliadas, particularmente junto às professoras, indicaram que a intervenção pedagógica colaborativa mobilizou sensivelmente a ampliação de competências tais como pensamento, linguagem, memorização e psicomotricidade, apoiando o planejamento, sistematização e transposição de habilidades da BNCC, consubstanciando-se num feito poderoso em meio à pandemia, segundo elas próprias.