GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: SOLO LIMPO, PLANETA FELIZ!
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86942 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: SOLO LIMPO, PLANETA FELIZ!" "resumo" => "A gamificação pode constituir-se também numa metodologia ativa agregando aspectos típicos de jogos digitais no contexto da sala de aula. De tal forma, técnicas e estratégias características dos games físicos ou virtuais são adotadas para motivar, engajar e proporcionar a aprendizagem dos estudantes na resolução de problemas, inclusive do contexto social. Por conseguinte, o presente artigo relata as experiências de extensionistas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no âmbito do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande (PROAFE), realizadas em quatro turmas do 5º ano do ensino fundamental, junto à escola pública de Campina Grande (PB). Portanto, são descritas as contribuições do método LerAtos/EstaçãoFelicidade no design do roteiro socioambiental “Solo limpo, Planeta Feliz”, constituído de quatro missões: Elemento vital, Jornada Científica, Game tabuleiro e Rádio Menina Mundial. A aventura foi desenvolvida ainda durante o período da pandemia da Covid-19, integrando etapas remotas e presenciais, observando-se os protocolos de segurança e justamente com a finalidade de minorar os efeitos do distanciamento social e da exclusão digital sobre as atividades de ensino-aprendizagem, nas comunidades menos favorecidas, precisamente no tocante à apropriação de saberes, relações pedagógicas, saúde emocional, vivenciados por alunos e professores. Ao término da trilha gamificada, verificou-se que a proposta foi aceita pela comunidade escolar, alcançando seus objetivos de mediar a temática da poluição do solo ao possibilitar a produção de desenhos, experimentos, jogos de tabuleiro e narrativas presenciais/online de estudantes, mães, pais, professoras e gestoras. As respostas às questões qualitativas avaliadas, particularmente junto às professoras, indicaram que a intervenção pedagógica colaborativa mobilizou sensivelmente a ampliação de competências tais como pensamento, linguagem, memorização e psicomotricidade, apoiando o planejamento, sistematização e transposição de habilidades da BNCC, consubstanciando-se num feito poderoso em meio à pandemia, segundo elas próprias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID329_TB56_21082022234203.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KÊNIA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA KÊNIA" "autor_email" => "larissa.oliveira@aluno.ue" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86942 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: SOLO LIMPO, PLANETA FELIZ!" "resumo" => "A gamificação pode constituir-se também numa metodologia ativa agregando aspectos típicos de jogos digitais no contexto da sala de aula. De tal forma, técnicas e estratégias características dos games físicos ou virtuais são adotadas para motivar, engajar e proporcionar a aprendizagem dos estudantes na resolução de problemas, inclusive do contexto social. Por conseguinte, o presente artigo relata as experiências de extensionistas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no âmbito do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande (PROAFE), realizadas em quatro turmas do 5º ano do ensino fundamental, junto à escola pública de Campina Grande (PB). Portanto, são descritas as contribuições do método LerAtos/EstaçãoFelicidade no design do roteiro socioambiental “Solo limpo, Planeta Feliz”, constituído de quatro missões: Elemento vital, Jornada Científica, Game tabuleiro e Rádio Menina Mundial. A aventura foi desenvolvida ainda durante o período da pandemia da Covid-19, integrando etapas remotas e presenciais, observando-se os protocolos de segurança e justamente com a finalidade de minorar os efeitos do distanciamento social e da exclusão digital sobre as atividades de ensino-aprendizagem, nas comunidades menos favorecidas, precisamente no tocante à apropriação de saberes, relações pedagógicas, saúde emocional, vivenciados por alunos e professores. Ao término da trilha gamificada, verificou-se que a proposta foi aceita pela comunidade escolar, alcançando seus objetivos de mediar a temática da poluição do solo ao possibilitar a produção de desenhos, experimentos, jogos de tabuleiro e narrativas presenciais/online de estudantes, mães, pais, professoras e gestoras. As respostas às questões qualitativas avaliadas, particularmente junto às professoras, indicaram que a intervenção pedagógica colaborativa mobilizou sensivelmente a ampliação de competências tais como pensamento, linguagem, memorização e psicomotricidade, apoiando o planejamento, sistematização e transposição de habilidades da BNCC, consubstanciando-se num feito poderoso em meio à pandemia, segundo elas próprias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID329_TB56_21082022234203.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KÊNIA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA KÊNIA" "autor_email" => "larissa.oliveira@aluno.ue" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }