Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica e documental a respeito do potencial das histórias em quadrinhos (HQ’s) como ferramenta articulada aos projetos integradores no Ensino de Ciências. Destaca-se como objetivo analisar 5 trabalhos que favorecem a aplicação dessa ferramenta, em sua maioria no Ensino de Ciências, e os documentos norteadores, principalmente dos projetos integradores ligados ao Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Os projetos integradores são livros de apoio ao livro didático. Trata-se de projetos prontos alinhados à BNCC, com temáticas para a sociedade e que buscam uma abordagem com a pedagogia de projetos centrada no estudante. Com isso, estimula-se a atitude ativa em relação ao contexto social, à criatividade, propõe-se a solução de problemáticas, o desenvolvimento de conhecimento e habilidades. É notório que, no contexto escolar, em especial nos anos finais, há dificuldades específicas por parte dos estudantes, no que diz respeito à leitura, à interpretação e até à solução de problemáticas. Esse cenário torna-se mais evidente no componente curricular “Ciências e Língua Portuguesa”. De acordo com os dados do PISA 2019, o Brasil encontra-se, no componente curricular ciências, entre o 72ºe o 74º lugar, e entre o 66º e o 68º na leitura, resultados divulgados pelo Ministério da Educação, o que demonstra dificuldades específicas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, vemos a relevância de analisar o potencial das Histórias em Quadrinhos articuladas aos projetos integradores no componente curricular “Ciências”. A metodologia iniciou-se com a busca na “Biblioteca de Teses e Dissertações” e elementos de análise documental em especial do projeto integrador “Da escola para o Mundo 8ºe 9º anos”. Como resultado, a partir da análise bibliográfica, nota-se a variação de assuntos por meio das HQ’s. Não foram encontrados trabalhos voltados para projetos integradores. Ao analisar o projeto integrador, nota-se que, ao se propor trabalhos com esse viés é possível ensinar de maneira inter e transdisciplinar com ênfase no tratamento de conteúdos, saberes e habilidades.