AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86820 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica e documental a respeito do potencial das histórias em quadrinhos (HQ’s) como ferramenta articulada aos projetos integradores no Ensino de Ciências. Destaca-se como objetivo analisar 5 trabalhos que favorecem a aplicação dessa ferramenta, em sua maioria no Ensino de Ciências, e os documentos norteadores, principalmente dos projetos integradores ligados ao Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Os projetos integradores são livros de apoio ao livro didático. Trata-se de projetos prontos alinhados à BNCC, com temáticas para a sociedade e que buscam uma abordagem com a pedagogia de projetos centrada no estudante. Com isso, estimula-se a atitude ativa em relação ao contexto social, à criatividade, propõe-se a solução de problemáticas, o desenvolvimento de conhecimento e habilidades. É notório que, no contexto escolar, em especial nos anos finais, há dificuldades específicas por parte dos estudantes, no que diz respeito à leitura, à interpretação e até à solução de problemáticas. Esse cenário torna-se mais evidente no componente curricular “Ciências e Língua Portuguesa”. De acordo com os dados do PISA 2019, o Brasil encontra-se, no componente curricular ciências, entre o 72ºe o 74º lugar, e entre o 66º e o 68º na leitura, resultados divulgados pelo Ministério da Educação, o que demonstra dificuldades específicas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, vemos a relevância de analisar o potencial das Histórias em Quadrinhos articuladas aos projetos integradores no componente curricular “Ciências”. A metodologia iniciou-se com a busca na “Biblioteca de Teses e Dissertações” e elementos de análise documental em especial do projeto integrador “Da escola para o Mundo 8ºe 9º anos”. Como resultado, a partir da análise bibliográfica, nota-se a variação de assuntos por meio das HQ’s. Não foram encontrados trabalhos voltados para projetos integradores. Ao analisar o projeto integrador, nota-se que, ao se propor trabalhos com esse viés é possível ensinar de maneira inter e transdisciplinar com ênfase no tratamento de conteúdos, saberes e habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV177_MD1_ID30_TB161_27082022141953.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN LUYZA FERNANDES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "Hellen Fernandes" "autor_email" => "hellen.lfc1801@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "626b4c2e90013_28042022232342.png" "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86820 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica e documental a respeito do potencial das histórias em quadrinhos (HQ’s) como ferramenta articulada aos projetos integradores no Ensino de Ciências. Destaca-se como objetivo analisar 5 trabalhos que favorecem a aplicação dessa ferramenta, em sua maioria no Ensino de Ciências, e os documentos norteadores, principalmente dos projetos integradores ligados ao Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Os projetos integradores são livros de apoio ao livro didático. Trata-se de projetos prontos alinhados à BNCC, com temáticas para a sociedade e que buscam uma abordagem com a pedagogia de projetos centrada no estudante. Com isso, estimula-se a atitude ativa em relação ao contexto social, à criatividade, propõe-se a solução de problemáticas, o desenvolvimento de conhecimento e habilidades. É notório que, no contexto escolar, em especial nos anos finais, há dificuldades específicas por parte dos estudantes, no que diz respeito à leitura, à interpretação e até à solução de problemáticas. Esse cenário torna-se mais evidente no componente curricular “Ciências e Língua Portuguesa”. De acordo com os dados do PISA 2019, o Brasil encontra-se, no componente curricular ciências, entre o 72ºe o 74º lugar, e entre o 66º e o 68º na leitura, resultados divulgados pelo Ministério da Educação, o que demonstra dificuldades específicas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, vemos a relevância de analisar o potencial das Histórias em Quadrinhos articuladas aos projetos integradores no componente curricular “Ciências”. A metodologia iniciou-se com a busca na “Biblioteca de Teses e Dissertações” e elementos de análise documental em especial do projeto integrador “Da escola para o Mundo 8ºe 9º anos”. Como resultado, a partir da análise bibliográfica, nota-se a variação de assuntos por meio das HQ’s. Não foram encontrados trabalhos voltados para projetos integradores. Ao analisar o projeto integrador, nota-se que, ao se propor trabalhos com esse viés é possível ensinar de maneira inter e transdisciplinar com ênfase no tratamento de conteúdos, saberes e habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV177_MD1_ID30_TB161_27082022141953.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN LUYZA FERNANDES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "Hellen Fernandes" "autor_email" => "hellen.lfc1801@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "626b4c2e90013_28042022232342.png" "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }