Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E NÍVEIS DE REFLEXÃO EM NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O processo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) em contexto de formação permite a reconstrução das práticas de ensino e saberes pedagógicos. Com o desenvolvimento da IFAC no processo formativo por meio do Diário de Formação (DF) a reflexão sobre as experiências vai sendo possibilitada, as quais podem ser narradas em Relatos de Experiências (RE) na investigação mais sistematizada. Por meio da análise de 17 DF foram identificadas Concepções de Investigação-Ação, a sua relação com os Níveis de Reflexão e os Elementos Centrais (conteúdo das reflexões) que emergiram ao longo da leitura dos DF, assim como a utilização dos DF como nascedouro de seus RE e o impacto que isso oferece no processo de formação de professores investigadores participantes de um componente curricular de IFAC de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma Universidade Pública Federal. A Concepção de IA mais presente foi a Prática (9:17), em sequência a Crítica (4:17) e Técnica (3:17), demonstrando que houve um olhar mais reflexivo em relação à prática. Já a respeito dos Níveis de Reflexão, o Explicativo-analítico (10:17) apareceu como mais frequente, seguido dos níveis Valorativo-reflexivo (5:17) Descritiva (2:17), sendo que os mesmos demonstram relação com as concepções de IA. Além disso, houveram sete Elementos Centrais emergentes das narrativas: Identidade docente (13:17), Saberes docente (9:17), Investigação (7:17), O papel da escrita reflexiva (6:17) e Contextualização (3:17). Outra discussão que emergiu foi a utilização dos DF para a construção de RE (7:17), os quais os professores investigaram sua prática a partir das escritas reflexivas ampliando seus saberes docentes e suas compreensões da dimensão formativa de sobre a transformação/melhoria das práticas. A importância da formação continuada relacionada a investigação da própria prática mediada pela escrita reflexiva fica evidente no processo vivenciado e investigado de IFAC.

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