O ensino de Física está percorrendo o caminho de estratégias educacionais para torna-se mais atraente aos alunos. Seguindo esse entendimento, esta pesquisa tem por finalidade realizar uma revisão bibliográfica sobre o desempenho de trabalhos voltados aos aerogeradores eólicos como estratégia educacional ao ensino de Física, desvendando como os conceitos físicos podem ser explorados através da produção de energia elétrica a partir da força do vento, resultado do processo de transformação de energia. Analisar como os trabalhos que desenvolvem conceitos físicos através do funcionamento de aerogeradores são de grande valia, pois podem despertar curiosidade no aluno em saber como tais elementos contribuem para a geração de energia em seu próprio país. Pensando nisso, os aerogeradores carregam em seu interior diversos conceitos físicos que podem ser trabalhados em sala de aula se forem explorados da forma correta. Neste trabalho, será realizada uma revisão bibliográfica sobre quais os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos acerca dessa temática, estabelecendo uma análise da efetividade na busca pelo saber. Nos quatro trabalhos analisados, o objetivo era diversificar as atividades e contribuir para um melhor entendimento dos conceitos físicos. Assim, essa pesquisa mostra sua importância para formação do professor, uma vez que está em contato com trabalhos que já atingiram seu sucesso.