Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87005
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID446_TB99_19082022111216.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALLY APARECIDA AGUIAR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NATALLY SOARES"
    "autor_email" => "natallyaparecidaa@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87005
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID446_TB99_19082022111216.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALLY APARECIDA AGUIAR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NATALLY SOARES"
    "autor_email" => "natallyaparecidaa@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Natally Aparecida

    Onde encontro o DOI do arquivo?

    27/11/2022 11:52:10

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.