Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão.