CARDOSO, Bruna Cavalcante et al.. Libras, a voz no silêncio dos sinais. Anais do VII CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/86969>. Acesso em: 25/11/2024 11:31
A língua brasileira de sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do Brasil, além disso é de suma importância para a inclusão social de surdos. O trabalho teve como objetivo proporcionar o acesso a aprendizagem básica da Libras, como recurso didático para a comunicação e inclusão de alunos surdos em sala de aula e no convívio social e entender como isso contribuiu para a formação acadêmica de futuros professores. O trabalho foi destinado a alunos de licenciatura do curso de Biologia do IFTO-Campus Araguatins-TO e consistiu em três etapas, organização do material pedagógico, aplicação de um curso de nível básico em Libras e por fim uma pesquisa sobre a relevância do que fora trabalhado durante a vigência do curso. Aprender a se comunicar fazendo uso da Libras representa uma evolução pessoal e profissional, que além de auxiliar no processo inclusivo ainda garante parte dos direitos de pessoas que sofrem com surdez. Os materiais pedagógicos foram construídos a partir dos materiais de apoio selecionados, como músicas e textos. Durante o curso, as aulas realizadas contaram com a demonstração de sinais referentes aos dias da semana, meses do ano, verbos, numerais e sinais usuais do cotidiano, para isso utilizou-se textos no formato de diálogos e músicas para a interpretação em Libras. Ao final do curso, foi aplicado um questionário, onde os cursistas destacaram a influência do das atividades realizadas para sua formação acadêmica na área de ensino, todos os discentes inscritos e ativos no curso básico em Libras afirmaram que o mesmo contribuiu muito em sua graduação, já que em sua maioria não tinham contato com a língua, e também o trabalho auxiliou com o desejo de continuar o aprendizado da língua de forma mais avançada.