O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de estudo do estado da arte, onde foi realizado um levantamento dos artigos publicados nas edições anteriores, de 2015 a 2019, do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre o tema Biologia Celular. Além de analisar a presença desta temática nos anais do ENPEC, esta investigação também objetivou agrupar os trabalhos em diferentes categorias, assim como observar o contexto em que as pesquisas foram realizadas. Dessa maneira, metodologicamente o levantamento seguiu três etapas: primeiro foram feitas as buscas nos anais de cada ano, utilizando as palavras-chave: biologia celular, citologia e célula, respectivamente. Na segunda etapa, foi feita uma seleção mais detalhada dos artigos entre as publicações. Sendo os escolhidos, trabalhos da área de Biologia Celular voltados para o ensino no nível básico e superior. Por fim, na terceira e última etapa, os artigos selecionados foram agrupados nas categorias: trabalhos teóricos, empíricos, diagnósticos e interventivos. Além disso, foram observados, também, os objetivos, contexto e instrumentos (questionários, entrevistas, entre outros) utilizados nas pesquisas. Diante de todo o levantamento realizado nos anais do ENPEC, obteve-se um total de 346 artigos sobre a temática em questão, dos quais foram elegidos 25 para compor uma análise mais detalhada e serem organizados de acordo com as categorias propostas anteriormente. Logo, a partir dessa investigação foi possível perceber que a temática Biologia Celular dispõe de uma grande quantidade de material científico disponível para pesquisa. Além disso, no que diz respeito ao ensino da temática, tanto no ensino básico quanto no superior, o uso de metodologias interventivas faz-se presente.