Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS OBJETOS DE ESTUDO DOS PROJETOS SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A saúde foi primordialmente baseada no modelo biomédico, mecanicista e hegemônico na doutrina e prática profissional. Nesse contexto, surgiu a Fisioterapia como uma nova ciência que integrava os saberes teóricos e práticos de três profissões: a enfermagem, a medicina e a educação física. Inicialmente, desenvolveu-se com o objetivo de reabilitar fisicamente indivíduos com sequelas de lesões ortopédicas e neurológicas, entretanto na medida em que o conhecimento científico era disseminado, a Fisioterapia procurou respaldar sua prática cientificamente e se estabelecer como profissão. No Brasil a formação enaltecia o perfil curativo-reabilitador, modificando-se em virtude da criação do SUS, que propôs alterações no modelo vigente de saúde, e das mudanças epidemiológicas. Neste cenário, torna-se necessário buscar novas perspectivas para a formação e a produção acadêmica em fisioterapia, quebrando paradigmas e investindo no cuidado em saúde, a fim de que a promoção, a prevenção e a recuperação integrem um processo contínuo de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar epistemologicamente os projetos submetidos ao edital de 2020 do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (PPGFis-UFPB) com o intuito de observar qual o campo de atuação, as respostas propostas para a sociedade e se estão de acordo com as mudanças que vêm ocorrendo nesse processo de formação e de modelo de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com análise dos conteúdos inerentes aos projetos de pesquisa pertencentes a linha de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Funcionalidade Humana do PPGFis-UFPB. Para esta análise, os projetos foram agrupados de acordo com a especialidade à qual estavam vinculados, bem como verificou-se as intervenções propostas e suas frequências. Com isso, observou-se que todos os objetos de estudo estão voltados para intervenções terapêuticas em áreas específicas da fisioterapia, sem conexão com outras áreas e utilizando-se de métodos quantitativos para mensuração dos desfechos.

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