Ao longo dos anos, o Ensino Médio no Brasil vem passando por algumas mudanças, tanto estruturais, como também em relação aos seus objetivos. Tais mudanças também influenciaram significativamente as metodologias empregadas pelos professores em sala de aula, uma vez que estas devem estar alinhadas às novas exigências propostas pelo sistema educacional, e assim possibilitar aos estudantes estabelecerem relações entre o conhecimento adquirido no cotidiano e o conhecimento científico. Nesse contexto, uma das mudanças curriculares no Ensino médio é a orientação para que os professores trabalhem os conteúdos curriculares na perspectiva da contextualização, uma vez que através dela o docente pode criar situações que relacione o cotidiano com o conteúdo para tornar a aula mais atrativa e despertar o interesse do aluno. Reconhecendo-se que há necessidade de desenvolver mais pesquisas acerca dessa temática, o presente estudo propõe reflexões sobre a contextualização do ensino de Biologia. Para isso, adotamos os estudos de Alice Lopes, Fernandes, Kato e Kawasaki, Elio Carlos Ricardo, os documentos oficias da educação no Brasil como centrais em nosso referencial teórico, além das contribuições de outros autores. Verificamos que diversos autores citam a importância da contextualização do ensino, pois além de contribuir para a intelectual do aluno, ajuda a criar discentes com senso crítico perante a realidade do dia a dia.