A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, estado pandêmico causado pelo novo subtipo viral de SARS-Cov, que foi identificado em meados do final de 2019, na China, e classificado como SARS-Cov2, o qual gerou a pandemia da COVID-19. Tendo em vista um problema de saúde pública global que ocasionou uma nova dinâmica à economia mundial, fazendo-se necessário considerar, também, que diante da imobilidade imposta através das medidas de restrição e isolamento social, uma das atividades que, substancialmente, depende da mobilidade humana, é a do setor turístico. À frente dessa realidade, o presente estudo, descreve características desse período de alerta mundial e sumariza os impactos sobre organismos turísticos e microempreendedores na cidade de Campina Grande (Paraíba), que sem o suporte necessário, sofreram para perpassar esse período pandêmico. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo específico buscar responder quais as possíveis estratégias financeiras a empresa “Nova Turismo”, situada no município supracitado, teve para o setor do turismo no cenário pós-pandemia. Sendo assim, a metodologia utilizada desenvolveu-se por meio de estudo de caso, com a realização de uma entrevista semiestruturada e análise de conteúdo com a diretora da empresa em questão. Concluiu-se, através dos resultados obtidos, que os incentivos federais, estaduais e municipais sempre estão mais acessíveis e preocupados em proteger os lucros dos grandes empresários e de seus aliados políticos, do que a perda maciça do turismo na cidade. Estima-se que, com o término da pandemia, o turismo poderá voltar a contribuir com a recuperação socioeconômica, embora o retorno das atividades estarem previstas para o ano de 2022, pois é mensurado que o mundo, nesse período, esteja na fase de consolidação de imunização da população global através da vacinação, o que implica que o retorno será análogo à realidade pré-crise.